VOLTAR

Começa Conferência dos Povos Indígenas

A Tarde (Salvador - BA)
18 de Abr de 2000

Os mil e cem índios que estiveram no Monte Pascoal, passaram por Porto Seguro (BA), em dezesseis ônibus, desembarcando em Coroa Vermelha. Pouco depois, os sem-terra chegaram a pé. Os dois grupos, que haviam combinado de realizar um protesto conjunto, foram separados por um aparato policial. A Conferência dos 500 Anos dos Povos Indígenas do Brasil, que será iniciada, tem como objetivo denunciar o massacre sofrido com a chegada dos portugueses ao Brasil e também fazer reivindicações pedindo, entre outros pontos, a demarcação e regularização de terras indígenas.

A chegada de dois mil e quinhentos integrantes do MST em Porto Seguro alterou o clima das festividades do palco principal das comemorações dos 500 anos do país. Após horas de protestos, os militantes retornaram a Eunápolis (BA), na expectativa de conseguir uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann. Os integrantes do movimento relembraram o massacre de Eldorado dos Carajás, pedindo a punição dos responsáveis.

Cerca de quinhentos índios, que estavam reunidos para um seminário, saíram de Salvador (BA) em direção a Porto Seguro para participar da Conferência Indígena, que se encerrará no dia 22 de abril.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.