VOLTAR

Combate à malária será discutido

Folha de Boa Vista
26 de Jul de 2007

Entre os assuntos a serem discutidos hoje pelos membros do Condisi-Y estão as ações de combate à malária. A doença, considerada um dos gargalos na prestação de serviços na área de saúde nas comunidades indígenas, teve um agravante este ano: um surto na região de Barcelos, no Estado do Amazonas, que faz parte do Distrito Yanomami.

O Distrito Yanomami, que abrange os Estados de Roraima, Amazonas e parte da Venezuela, tem hoje 15.800 índios, sendo que a maior parte deste povo se encontra em Roraima.

Segundo o coordenador regional da Funasa em Roraima, Ramiro Teixeira, uma equipe de técnicos foi destacada para Barcelos em junho, quando foi detectado o surto e deve estar retornando agora no início de agosto, já que estas operações são realizadas normalmente no período de três meses.

Segundo dados da Funasa, o número de casos de malária caiu de 1.645, em 2005, para 1.019, em 2006. A expectativa, sendo Teixeira era que os casos continuassem diminuindo este ano, mas com o surto na região de Barcelos, ainda não se pode fazer tal afirmação.

Além da dificuldade de acesso até Barcelos, outros fatores dificultam o atendimento dos indígenas, como a própria cultura nômade do povo.

Na pauta de hoje, os membros do Condisi-Y irão relatar também as ações realizadas em 2006 e 2007 nas áreas de Saúde Bucal e Nutrição. Após a avaliação serão apresentadas propostas para ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.