VOLTAR

Combate à coca ameaça parques

JB, Internacional, p. A9
17 de Set de 2005

Combate à coca ameaça parques
Governo anuncia decisão de pulverizar reservas com herbicida glifosato em ação que provoca protestos de ambientalistas

BOGOTÁ - O governo colombiano anunciou ontem que vai utilizar a fumigação aérea em 4.500 hectares de cultivos ilegais de coca em 49 reservas naturais do país. A decisão é criticada por ambientalistas.
- Ao todo são 13 parques cultivados com coca. No ano passado, o cultivo ilegal aumentou 30% - informou o ministro do Interior e da Justiça, Sabas Pretelt, referindo-se a um relatório da ONU de 2004. Segundo o estudo, dois terços dos 80 mil hectares cultivados com coca na Colômbia estão nesses parques. Para Bogotá, o fim da violência no país depende da erradicação dessas plantações.
O ministro ressaltou, no entanto, que só vai recorrer ao herbicida se a erradicação manual das plantas, com apoio de forças policiais, não funcionar:
- O problema é que não podemos colocar em risco a vida de quem fizer o trabalho manual. Em outras ocasiões, doze pessoas foram mortas. As plantações estão localizadas em áreas ocupadas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e outros grupos ilegais - acrescentou.
O governo acusa os produtores de cocaína de devastar os parques com produtos químicos como o ácido sulfúrico.
- A obrigação do governo é não deixar que nossas reservas naturais sejam arrasadas por criminosos - disse Pretelt.
Já para os ambientalistas, a utilização do glifosato é extremamente prejudicial ao ecossistema da selva e às populações indígenas locais.
O governo vem tentando acalmar os ativistas priorizando a erradicação manual. Segundo Pretelt, 17 mil hectares foram erradicados esse ano sem o uso do herbicida. No entanto, a não diminuição do tráfico de cocaína para os Estados Unidos, maior consumidor da droga no mundo, fez com que o governo ficasse impaciente.
O preço do produto nas cidades americanas também quase não sofreu alteração desde o início do Plano Colômbia, em 2000, do qual faz parte o programa de fumigação. A erradicação com herbicida recebe US$ 17 milhões anuais dos EUA. Cerca de US$ 3 bilhões foram investidos em cinco anos em ações de combate à droga e ao terrorismo.
A Colômbia é o maior produtor de cocaína do mundo. A colheita da coca pertence aos grupos armados ilegais: os paramilitares de direita e às guerrilhas marxistas - Farc e Exército de Libertação Nacional. O narcotráfico é a principal fonte de renda dos rebeldes, responsáveis por um conflito civil que já dura 41 anos e custou a vida de milhares de pessoas.

JB, 17/09/2005, Internacional, p. A9

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.