VOLTAR

Com mensagem de preservação e respeito à cultura, começa a 9ª Semana dos Povos Indígenas em Santarém

G1 - https://g1.globo.com
Autor: Tracy Costa
05 de Nov de 2019

Evento ocorre na unidade Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará durante 4 dias.

Começou nesta terça-feira (5) a Semana dos Povos Indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) em Santarém. Questões como a educação e a saúde voltadas aos indígenas devem ser discutidas. Na abertura do evento, um ritual foi realizado para pedir a permissão dos ancestrais.

O evento está sendo realizado pela 9ª vez em Santarém, começou nesta terça e segue até o dia 8 de novembro, e tem o objetivo de discutir em nível nacional e internacional as questões relacionadas aos povos indígenas, principalmente em relação à preservação da cultura e do espaço no mundo.

Um dos estudantes de arqueologia que participará do evento pela primeira vez, é Gilmar Nonato, da etnia Arapyun. Ele conta que o evento vem para somar. "Todos são muito bem-vindos para conhecer a nossa cultura, porque é uma coisa regional, rica. Nós temos muito orgulho de tudo isso", explica o estudante.

No local, estão montadas estruturas feitas em palha e canoas. Na Ufopa estudam mais de 500 alunos de etnias indígenas.

"Infelizmente no governo atual existe uma dizimação de políticas relacionadas aos indígenas, ameaças aos nossos territórios, nossa saúde, bem estar, a nossa realidade. Então é importante que nós que estamos dentro da universidade participemos e que a gente fale pelas nossas lideranças que estão na aldeia", disse Crislaine Souza, do diretório acadêmico da Ufopa.

Este ano o tema é "Povos indígenas, resistência na defesa dos seus direitos e territórios". Podem participar das rodas de conversa e demais atividades, todo a comunidade santarena interessada, o evento é aberto ao público.

"Ainda existe muito preconceito contra os povos indígenas, então esse é o momento de quebrar essa barreira. Nós teremos venda de artesanatos, grafismo, tudo isso para aproximar a sociedade dos indígenas", esclarece Crislaine.

* Colaborou Gustavo Campos, da TV Tapajós.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2019/11/05/com-mensagem…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.