VOLTAR

Com índios presos, grupo ameaça retomar invasão

Camapuã News - www.camapua.news.com.br
19 de Jun de 2008

Os quatro presos na ação de reintegração de posse da fazenda Boa Sorte, em Miranda, não foram soltos até hoje e o grupo indígena ameaça retomar a invasão caso os terena não sejam colocados em liberdade até amanhã.

Eles afirmam que a soltura dos quatro foi colocada como um dos termos para que o grupo deixasse a área, no município, distante 212 quilômetros de Campo Grande.

"A gente cumpriu a nossa parte", justifica o líder Rafael Lopes. Ele explica que o descumprimento ao termo causou insatisfação nos índios. "Se isso não for revolvido vamos invadir de novo", completa Lopes.

O mediador da negociação, capitão PM (Polícia Militar) Wagner Ferreira da Silva, afirma que a liberdade dos quatro presos foi usada como moeda de troca. Ele ressalta que o advogado da Funai (Fundação Nacional do Índio) tenta garantir a liberação dos índios.

Jaime de Almeida, Florindo da Silva Filho, Ramona Quirino Araújo e Normberto Lopes estão presos desde terça-feira. O pedido de liberdade provisória foi protocolado ontem.

Segundo a PM, os três indígenas foram presos por desobediência e a mulher por dano, já que quebrou um vidro da viatura com tijolo. As famílias que vivem hoje nas aldeias Passarinho e Moreira ocupam 160 hectares em Miranda e reivindicam 208 hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.