VOLTAR

Com cheia, casas flutuantes são usadas como escolas no Amazonas

G1 - http://g1.globo.com/
09 de Jul de 2014

A cheia dos rios muda a rotina em dezenas de municípios no estado do Amazonas todos os anos. Este ano, em alguns deles, escolas foram atingidas pela subida das águas e aulas foram suspensas. As secretarias de educação tiveram que reorganizar o calendário escolar. Outra opção adotada foi a construção de "escolas flutuantes". Em todo o estado, 39 cidades estão afetadas pela cheia dos rios.

No município do Careiro da Várzea, a 25 km de Manaus, cinco quilômetros de pontes foram construídos e cerca de 500 alunos estão afetados. Pelo menos 12 escolas, sendo uma na área urbana, ficaram alagadas em toda a cidade.

Para evitar a suspensão das aulas, "escolas flutuantes" passaram a ser usadas como alternativa para evitar prejuízos ao ano letivo. A Prefeitura do Careiro da Várzea decidiu transferir as crianças das escolas alagadas para flutuantes. Quatro casas flutuantes foram alugadas e servem, atualmente, como unidades de ensino para cerca de 180 alunos. Os demais estudantes prejudicados terão calendário especial.

"A partir de agora começamos a pensar em escolas flutuantes, em vez de estar alugando, que sai um custo alto para Prefeitura. Nós já pensávamos em adotar escola flutuante nessas localidades baixas que alagam bastante", disse a secretária Municipal de Educação, Marly Braga.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil no município, Rosilane Costa, 12.126 casas foram atingidas pela cheia deste ano. Segundo ela, a situação é ainda mais complicada na Zona Rural da cidade, onde há perda de produção e famílias estão sem alimento. Cerca de três mil casas já foram beneficiadas com a distribuição de kits de emergências. Outras três mil ainda aguardam o benefício.

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/07/com-cheia-casas-flutuan…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.