VOLTAR

Com apoio técnico do Governo do Estado, rede de supermercado lança sacolas ecológicas

Agência de Notícias do Acre - www.agencia.ac.gov.br
28 de Abr de 2009

Em uma iniciativa que contou com o apoio técnico do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o Supermercado Araújo lança nesta quarta-feira, às 9 horas, na sede localizada no bairro Aviário, as suas sacolas ecológicas. A iniciativa da empresa contou com apoio técnico do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. As sacolas retornáveis evitam que milhares de sacolas plásticas sejam despejados no meio ambiente e são um bom incentivo à consciência ambiental dos acreanos.

As sacolas são fabricadas de algodão puro e pintadas com tinta ecológica, têm capacidade para cinco quilos e serão vendidas em todas as unidades do Supermercado Araújo. Para garantir a produção das sacolas foi firmada uma parceria com as costureiras da Área de Preservação Ambiental do Amapá. E a pretensão é que a proposta seja expandida e possa gerar mais empregos em comunidades.

Elas possuem na sua estampa a logomarca do Parque Estadual Chandless, que é uma unidade de conservação de proteção integral. O Parque compreende uma área com ampla biodiversidade, resguardada pelo poder público para a garantia da conservação das espécies e uma melhor qualidade de vida para população acreana.

A Chefe da Divisão do Sistema Estadual de Áreas Protegidas, Silvana Souza afirma que "a ideia é que a sociedade possa mudar de hábito e fortalecer as práticas sustentáveis. Pois nós já temos uma cultura com o uso das sacolas, mas ela é uma grande vilã no efeito estufa e por isso nós precisamos ter uma preocupação com nossa realidade".

Foi feito um estudo no supermercado sobre o uso das sacolas e concluiu-se que a média são 10 sacolas por cliente, assim como o consumo médio mensal de uma pessoa é de 1700 sacolas. A redução do uso de sacolas plásticas reflete uma responsabilidade com o meio ambiente, pois os sacos plásticos demoram até 500 anos para se decompor, causando um grande impacto ambiental.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.