VOLTAR

Coletânea discute educação indígena no Brasil de hoje

Site do ISA-Socioambiental.org-São Paulo-SP
Autor: Renato Sztutman
30 de Mai de 2001

Na próxima segunda-feira, 4 de junho, a partir das 19h, será lançada, na livraria Fnac (praça dos Omaguás, 34) coletânea "Antropologia, história e educação: a questão
indígena e a escola". Organizada pelas antropólogas Aracy Lopes da Silva (1949-2000) e Mariana Leal Ferreira, a coletânea, uma co-edição da Fapesp (Fundação de Amparo
à Pesquisa de São Paulo) e da Editora Global, inaugura a série "Antropologia e Educação".

O livro, que tem como tema o processo de escolarização da população indígena no Brasil, é resultado da pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, desenvolvida pelo Mari - Grupo de Educação Indígena da USP entre os anos de 1995 e 2000. Seu objetivo é apontar caminhos para uma educação capaz de respeitar e desenvolver a sensibilidade para a diversidade sociocultural e para a alteridade.
Além de uma discussão teórica sobre o significado de uma antropologia da educação, a coletânea oferece uma reflexão sobre a escola indígena diferenciada como política pública. Dos quatorze artigos reunidos, onze são de autoria de antropólogos, dois, de lingüistas e um de um professor baniwa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.