VOLTAR

A COIAB sai na frente na discussao sobre a nova estrutura da SESAI

Coiab - http://www.coiab.com.br/
30 de Nov de 2010

Aconteceu no último dia 25/11 na sede da Coordenação dasOrganizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB em Manaus ,o ISeminário de Saúde Indígena para discutir a estruturação e implementaçãoda Secretaria de Saúde Indígena -SESAI.

O Seminário se encerra hoje (26/11) e conta com a participação dosPresidentes dos Conselhos Distritais do Amazonas, Chefes de Distritos,representante do Conselho Nacional de Saúde, FUNAI, FUNASA, UFAM e váriaslideranças Indígenas do estado.

O Secretario Nacional da SESAI, justificou sua ausência e enviou o seuassessor, o indígena Edmilson Terena para responder pela Secretaria.

Na 1ª mesa do Seminário foi feito uma contextualização histórica sobre apolítica estadual de saúde indígena nos dez anos de atuação da FUNASA.Esta abordagem foi feita pelo ex- chefe do DSEI de Manaus o indígena DárioSalgado; Jecinaldo Saterê Mawé e Bonifácio Baniwa, Secretário da SEIND. Aotérmino do evento será encaminhado uma série de propostas visandomelhorias quanto ao atendimento à saúde indígena em nosso estado, dentreas quais se destaca que a indicação para ocupar a chefia dos DSEIS sejafeita exclusivamente pelo Movimento indígena, e não mais por indicaçãopolítica com vinha ocorrendo com a FUNASA.

Na avaliação do coordenador geral da COIAB, Marcos Apurinã, "este é oinício de uma caminhada que tem tudo para dar certo, mas isso só vaiacontecer se for permitido a participação das bases, diz."

Edmilson Terena, assessor da SESAI, falou sobre os novos rumos da políticaindigenista no Brasil dizendo que o diálogo está aberto e que essaconstrução com certeza terá a participacão dos maiores interessados quesão os povos indígenas, afirmando que ainda é necessário vários ajustes eadequacões inclusive que há uma proposta de se criar um PAC da SaúdeIndígena como um grande diferencial para esta Secretaria.

Para Valdenir Franca representante indígena no Conselho Nacional de Saúde,o diálogo entre a SESAI e o Movimento Indígena não está fechado"precisamos manter este diálogo para que se tenha um bom encaminhamentodeste processo, inclusive definir o perfil dos próximos chefes de DSEIs.

Ao final do Seminário constatou-se a necessidade de se concretizar essediálogo com as organizações e povos indígenas para que seja construído umplano estratégico imediato que venha responder as demandas locais.

http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=noticia&id=643&tipo=N&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.