VOLTAR

Coiab participa do Encontro das Associações Indígenas do Alto Rio Madeira, no Sul do Amazonas

Coiab - https://coiab.org.br
05 de Jun de 2024

No período de 2 a 4 de junho, na Paranã Pukahü, no Sul do Amazonas, ocorreu o Encontro das Associações Indígenas do Alto Rio Madeira, organizado pela Organização dos Povos Indígenas do Alto Madeira (Opiam). O evento contou com a participação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), representada pela coordenadora-secretária, Marciely Ayap Tupari, bem como da Articulação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Apiam), representada pela coordenadora Mariazinha Baré, setores do governo local, estadual e nacional, além da gerência de monitoramento e da assessoria jurídica da Coiab. Também participaram representantes do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Kanindé.

Durante o encontro, houve uma apresentação do contexto atual do movimento indígena, seguida por um diálogo com os representantes governamentais à tarde. Nos demais dias, o foco foi o protocolo de consulta elaborado pela Opiam em parceria com o IEB. No evento, a Coiab e a Apiam contribuíram com orientações para divulgação e ajustes levando em conta a realidade de cada povo, visando garantir a participação ampla e responsável das organizações e povos indígenas que fazem parte da área de atuação da Opiam.

Além disso, foram debatidos os desafios enfrentados pelos povos indígenas, especialmente em relação aos empreendimentos na região, como a rodovia BR-319. A Opiam liderou as articulações para a construção de um Plano Coletivo de Consulta junto às associações indígenas do Alto Madeira. O evento também marcou o lançamento e a entrega dos protocolos de consulta dos povos Kagwahiva.

Texto e foto: Anderson Arapaço

https://coiab.org.br/coiab-participa-do-encontro-das-associacoes-indige…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.