VOLTAR

Código será abordado em evento do ''Estado''

OESP, Vida, p. A27
07 de Ago de 2011

Código será abordado em evento do ''Estado''
Marina Silva falará em favor da alteração do Código Florestal aprovado na Câmara

Leandro Quintanilha e Sergio Pompeu

Um dos assuntos mais polêmicos da agenda pública do País neste ano, o novo Código Florestal, é o carro-chefe do Encontros Estadão & Cultura, ciclo de eventos aberto ao público que será realizado nesta semana na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central de São Paulo.
Na quinta-feira, às 12h30, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva vai falar da mobilização para que o Senado altere o projeto do Código aprovado em maio pela Câmara, muito criticado por ambientalistas.
Marina participou anteontem em São Paulo do lançamento de uma campanha nacional para recolher assinaturas contra o projeto. "Que as crianças montem comitês nas escolas, que os jovens possam se mobilizar nas universidades", disse. "Que a academia possa mobilizar os formadores de opinião, as empresas e todos os setores da sociedade que tenham uma visão diferente dessa visão atrasada aprovada na Câmara."
Legislação que orienta a ocupação do campo, o Código determina o perfil das áreas destinadas à agricultura e à preservação ambiental no País. A previsão é de que o Senado vote o projeto ainda neste semestre. Até chegar ao plenário, o texto será analisado em quatro comissões: Agricultura, Meio Ambiente, Justiça e Ciência e Tecnologia.
"Eventos como este do Estadão permitem a retomada desse debate, que desperta muitas paixões", afirma o coordenador de Campanhas do Greenpeace, Sergio Leitão. Ele diz esperar que a ex-ministra do Meio Ambiente durante o governo Lula analise um fenômeno que considera vital na discussão sobre o novo Código Florestal: o peso do agronegócio na balança comercial do País.
"Temos de discutir se, na divisão internacional do trabalho, vamos nos contentar em ser fornecedores de comida", afirma. "Porque é essa visão que dá aos ruralistas peso político comparável ao do século 19: eles estão com a faca e o queijo na mão."
Alimentação. Criado para estimular a participação do público no debate de temas tratados pelo jornal, o Estadão & Cultura deste mês não vai se limitar à discussão de assuntos "macro", como o Código. Nos outros dias do ciclo, o comportamento sustentável dará o tom. Na quarta-feira, o professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Daniel Bandoni e o chef do restaurante Dois Cozinha Contemporânea, Daniel Broide, vão tratar de alimentação saudável.
"Não vai faltar assunto: o consumo excessivo de sal e açúcar, o aumento da obesidade, o perigo dos refrigerantes, a importância dos vegetais no cardápio...", enumera Bandoni, mestre em Nutrição pela Universidade de São Paulo. Ele também vai avaliar os resultados da última pesquisa do IBGE sobre o orçamento familiar do brasileiro, que indica a redução do consumo de feijão, alimento rico em ferro.
Consumo. Na sexta-feira, a cineasta e apresentadora de TV Marina Person e o empresário Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu, falarão de consumo responsável. Espécie de cidadã-ativista, Marina virou síndica do seu prédio para adotar a coleta seletiva de lixo. Entre outras medidas, proibiu a limpeza das calçadas com água corrente.
A entidade dirigida por Mattar, por sua vez, publicou a mais recente pesquisa sobre hábitos de consumo com foco em meio ambiente. O levantamento mostra que apenas 5% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes. A necessidade de conscientização cresce no ritmo da expansão da economia. Com a ascensão da classe C, o País ganhou 29 milhões de consumidores - pouco menos que a população de Bélgica, Portugal e Grécia, somadas.
"O atual modelo de produção e consumo é completamente inadequado para a construção de um mundo social e ambientalmente sustentável", afirma Mattar. "Consumir de maneira consciente é consumir diferente: tendo no consumo um instrumento de bem-estar e não um fim em si mesmo."

Programação

Quarta, 10/8
Alimentação saudável e cozinha sustentável
Debatedores: Daniel Bandoni (nutricionista) e Gabriel Broide (chef ).
Mediação: Rodrigo Villela

Quinta, 11/8
O Código Florestal
Debatedora: Marina Silva (líder ambientalista e ex-ministra do Meio Ambiente)
Mediação: Simone Iwasso (chefe de reportagem do caderno Vida, do Estado) e Roldão Arruda (repórter de política do Estado)

Sexta, 12/8
Vida e consumo sustentável
Debatedores: Marina Person (apresentadora de TV) e Helio Mattar (presidente da ONG Instituto Akatu).
Mediação: Leandro Quintanilha (colunista do Planeta)

OESP, 07/08/2011, Vida, p. A27

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,codigo-sera-abordado-em-eve…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.