VOLTAR

CNBB pede que governo desista de obra no S. Francisco

OESP, Nacional, p. A17
29 de Set de 2005

CNBB pede que governo desista de obra no S. Francisco

Lisandra Paraguassú

A direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pediu ontem que o governo suspenda o processo de transposição do Rio São Francisco. Ontem, d. Geraldo enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo a suspensão das obras, mas ainda não teve resposta.
Desde a última segunda-feira, o bispo da cidade de Barra (BA), d. Luís Flávio Cappio, está em greve de fome contra a. transposição, e afirma que se manterá assim até a morte se o projeto não for suspenso. A CNBB não declarou apoio à atitude do bispo, mas defende o princípio. "Nós respeitamos a sua decisão. Não podemos impedi-lo, a não ser com conselhos e orações", disse d. Geraldo.
Para a CNBB, o projeto é apressado e a decisão do governo foi unilateral, sem ouvir as comunidades da região.
"Muitos problemas maiores para o povo brasileiro não foram convenientemente tratados", disse d. Geraldo. Mais uma vez, a CNBB apontou a reforma agrária como um dos problemas que o governo não ataca como deveria e ainda acrescentou críticas à falta de um reforma política. "Devia ter começado há muito tempo", disse d. Antonio Celso Queiroz, vice-presidente da CNBB.

OESP, 29/09/2005, Nacional, p. A17

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.