VOLTAR

CMA debate revisão das políticas de mineração nesta quarta-feira

Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/08
08 de Mai de 2023

CMA debate revisão das políticas de mineração nesta quarta-feira

Da Agência Senado | 08/05/2023, 16h54

Saiba mais
Veja a pauta completa
REQ 22/2023

O Brasil não conseguirá cumprir os compromissos assumidos da agenda climática sem a revisão da política mineral. A conclusão é de um relatório, elaborado pelas entidades Observatório da Mineração e Sinal de Fumaça, que será tema de debate nesta quarta-feira (10), às 9h, em audiência pública interativa na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O estudo produzido pelas duas organizações da sociedade civil apresenta uma linha do tempo do setor mineral e detalha a conjuntura do segmento, além de propor 20 sugestões iniciais para a retomada da governança pública e redução dos impactos das políticas relacionadas à mineração no país.

A iniciativa do debate é da senadora Leila Barros (PDT-DF), que preside a CMA.

"Sabemos que a mineração é uma prática importante para o país e, em muitas regiões, a única fonte de renda para centenas de famílias. Entretanto, como ficou evidente com a publicidade da tragédia que domina o povo ianomâmi, no norte do país, é fundamental a presença do Estado brasileiro na fiscalização da atividade e na condução de políticas públicas para geração de emprego e renda", observa Leila Barros no requerimento da audiência pública (REQ 22/2023).

O debate contará com a participação, já confirmada, do fundador e diretor do Observatório da Mineração, Maurício Ângelo, e da fundadora do Sinal de Fumaça, Rebeca Lerer.

A audiência pública deverá contar ainda com representantes do Instituto SocioAmbiental (ISA) e do Observatório do Clima, que ainda não confirmaram a participação no evento.

O debate será realizado na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal eCidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal eCidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Fonte: Agência Senado

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/08/cma-debate-rev…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.