VOLTAR

Clinton cobra ações contra desmatamento

O Globo, O País, p. 12
03 de Mai de 2008

Clinton cobra ações contra desmatamento
Ex-presidente dos EUA diz que Lula precisa fazer mais

Marília Martins
Correspondente

Em encontro ontem com empresários e governadores brasileiros em Wall Street, centro financeiro de Nova York, o ex-presidente Bill Clinton declarou-se um admirador do Brasil, mas disse estar preocupado com o desafio de deter o desmatamento da Amazônia:
- Reconheço o compromisso do presidente Lula em deter o desmatamento, mas é preciso fazer mais. Será que não existe algum instrumento análogo ao Bolsa Família para incentivar a população a preservar o meio ambiente?
Para o ex-presidente americano, o Brasil tem o privilégio de ter em seu território a maior floresta tropical do mundo, responsável por 20% da produção de oxigênio no planeta:
- Mas esse privilégio corresponde a um dever: o desafio de não deixar esse tesouro desaparecer. O Brasil tem ótima reputação em empreendimentos de inclusão social, está ganhando pontos importantes e conquistando mercados estratégicos para sua economia, o país está crescendo... E ainda assim, infelizmente, não conseguiu inteiramente compatibilizar seu desenvolvimento aos objetivos do protocolo de Kioto.
Para Clinton, o Brasil precisa acelerar a transformação das cidades em centros ambientalmente responsáveis, adaptando os edifícios, sobretudo os públicos, para se tornarem eficazes do ponto de vista energético:
- O Brasil oferece ao mundo a solução eficiente e atraente do etanol para o transporte coletivo, mas não dá exemplo de liderança ambiental na modernização de suas cidades e numa política mais agressiva na proteção da Amazônia.

O Globo, 03/05/2008, O País, p. 12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.