VOLTAR

Clima vai afetar preço do milho mais que petróleo

OESP, Vida, p. A13
23 de Abr de 2012

Clima vai afetar preço do milho mais que petróleo

O cinturão do milho dos Estados Unidos pode ser forçado a se mover do Centro-Oeste do país para o Norte, em direção à fronteira com o Canadá, para escapar de ondas de calor devastadoras que podem ocorrer nas próximas décadas em decorrência do aquecimento global. É o que alertam pesquisadores das universidades Stanford e Purdue hoje na revista Nature Climate Change.
A estimativa dos autores é que se os fazendeiros permanecerem onde estão atualmente, as mudanças climáticas por volta de 2040 podem provocar grandes oscilações nos preços do grão, afetando os valores de alimentos, do rendimento dos produtores, dos criadores de gado e também do etanol de milho.
Para os pesquisadores, esse impacto do clima poderia superar em muito a volatilidade de preços já causada atualmente pela variação do valor do petróleo ou por políticas governamentais de energia de incentivo à produção de biocombustíveis.
O estudo, baseado em dados econômicos, climáticos, agrícolas e modelos computacionais, aponta que mesmo um aumento de 2"C já pode causar esse efeito.

OESP, 23/04/2012, Vida, p. A13

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,clima-vai-afetar-preco-do-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.