VOLTAR

Clima tenso transfere a Ronda da Cidadania

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
05 de Jul de 2003

A Comarca de São Valentim transferiu a Ronda da Cidadania, prevista para hoje em Faxinalzinho, em função do impasse que se agravou entre índios e brancos com a morte de um índio caingangue no último sábado. O prefeito de Faxinalzinho, Ivori Sartori, recebeu um ofício do juiz Alexandre Renner comunicando o adiamento da atividade, que permitiria a confecção de carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor no município. A ronda ainda não tem nova data.
Os índios liberaram, ontem, o tráfego na estrada vicinal até Erval Grande. Na quarta-feira, outra rodovia bloqueada, a RS 287, já havia sido liberada. Os dois trechos foram fechados no sábado, depois do assassinato de um índio durante briga em festa junina. Índios e brancos lutam pela posse de terra e este tem sido o principal motivo de impasses sucessivos entre as duas partes. Segundo o prefeito, técnicos da Funai estarão em Faxinalzinho nos próximos dias para fazer a demarcação das terras.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.