VOLTAR

Clima e floresta

FSP, Painel do Leitor, p. A3
Autor: GOLDEMBERG, José
17 de Mai de 2007

Clima e floresta

"Márcio Santilli ("Clima e florestas: é hora de avançar", ontem na Folha) está coberto de razão quando critica o governo federal por resistir à inclusão do reflorestamento (e proteção das florestas em pé) no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, que é um mecanismo de mercado.

Os países industrializados, onde é muito caro reduzir as emissões de carbono, podem promover estas reduções (ou compensações) em países em desenvolvimento como o Brasil, onde o custo das reduções é mais barato. O argumento do Itamaraty é o de que, ao fazer isso, estaríamos resolvendo um problema "deles", com o que não teríamos nada a lucrar -o que não é verdade. Não é qualquer projeto, mas apenas projetos que promovam o desenvolvimento sustentável se qualificam para serem aceitos no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.

E preservar as florestas tropicais está nesta categoria. É muita ingenuidade -ou miopia- esperar que apenas a filantropia dos países ricos pague para conservar a floresta amazônica."

José Goldemberg , ex-secretário estadual do Meio Ambiente (São Paulo, SP)

FSP, 17/05/2007, Painel do Leitor, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.