VOLTAR

Clima de tensão diminui, mas indígenas continuam com armamento de policiais

Dourados News- http://www.douradosnews.com.br
Autor: Joandra Alves
15 de Jun de 2016

A manhã de quarta-feira (15) é de menor tensão na região da aldeia Tey Kuê e Fazenda Ivu em Caarapó, porém, o armamento dos policiais sequestrados continuam em poder de indígenas. O Dourados News conversou pela manhã com o comandante do 3o Batalhão de Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Carlos Silva, que explicou a situação.

"A tensão diminuiu, mas não foram entregues as armas e os coletes dos policiais que estão em poder deles ainda. Estamos aqui em apoio a Polícia Federal e em negociação, mas é difícil dizer ao certo como irá ficar a situação a seguir", contou Silva.

Segundo o tenente-coronel, os indígenas estão com três pistolas e um armamento longo e ainda três coletes a prova de balas.

A tensão tomou conta do local no início da tarde de ontem (14), quando um confronto entre produtores rurais e os indígenas resultou na morte do agente de saúde Clodioldo Adileu Rodrigues de Souza, 20, filho do vice capitão da aldeia e outros setes ficaram feridos.

Os militares foram rendidos por indígenas, quando chegaram ao local devido ao confronto.

Eles foram agredidos e permaneceram reféns de 12h às 14h. A viatura em que estavam foi queimada pelos índios que pegaram o armamento.

Após os conflitos várias forças policiais se deslocaram para a região para conter a situação e negociar a entrega das armas e a libertação dos reféns.

No final da tarde o 3o Batalhão da Polícia Militar de Dourados, convocou um efetivo de 150 policiais, que estavam de folga para se necessário dar apoio aos militares estão no local em negociação, no entanto na manhã desta quarta-feira (15) a possibilidade foi descartada e os policiais liberados.

"Hoje são 25 policiais militares em apoio a Polícia Federal que também está no local com aproximadamente 15 homens, estamos acompanhando a situação e negociando a entrega do armamento. Os policiais que estavam de prontidão já foram liberados e acredito que não haverá a necessidade de aciona-lós", disse o tenente-coronel.

Início dos conflitos

O conflito na área teria começado na noite de domingo (12), quando um funcionário da Fazenda Ivu teria dito ao proprietário rural que foi ameaçado por um índio ao tentar chegar à propriedade. Na manhã de segunda-feira (13), o dono da fazenda foi à Polícia Civil para registrar a ocorrência do caso.

No período da tarde, índios bloquearam a estrada que dá acesso à aldeia e à fazenda.

http://www.douradosnews.com.br/noticias/clima-de-tensao-diminui-mas-ind…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.