VOLTAR

Ciro Gomes assina convênio para a construção de casas na comunidade dos Trukás

Radiobrás-Brasília-DF
30 de Jun de 2005

Índios Trukás receberão hoje (30) a garantia da construção de 140 casas para servir à comunidade, que vive na Ilha de Assunção, no município de Cabrobó. A comunidade dos Trukás, que habita a região desde 1580, ocupa 8 mil hectares da ilha, onde produz milho, feijão, cebola e tomate. Os índios, sozinhos, respondem por 87% da produção de arroz de Cabrobó, que é o maior produtor pernambucano, com 30 mil toneladas/ano.

O convênio para a construção das moradias será assinado às 14h15 pelo ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, na Ilha de Trindade. A comunidade dos Trukás terá também atendidas as reivindicações para que a rodovia que liga a ilha a Cabrobó seja pavimentada e que as estradas vicinais internas, pelas quais é escoada toda a produção de arroz da comunidade, sejam recuperadas. Essas obras rodoviárias, que já estão sendo executadas pelo 1o Batalhão de Engenharia de Construção do Exército, são fruto de convênio firmado pelo Ministério da Integração Nacional e o Ministério da Defesa.

Antes da ida à comunidade dos Trukás, Ciro Gomes e o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Luís Carlos Everton de Farias, anunciarão nova política de gestão e novos investimentos para os projetos de irrigação localizados nas regiões de influência dos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). O anúncio será feito às 9 horas, em Petrolina, no Centro de Convenções da cidade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.