VOLTAR

CIR reforça manifestação pacífica realizada pelas comunidades indígenas da TI São Marcos na BR 174 e pede providências das autoridades públicas

Conselho Indígena de Roraima - CIR - www.cir.org.br
27 de Abr de 2015

O Conselho Indígena de Roraima- CIR, organização indígena que luta em defesa dos direitos dos povos indígenas de Roraima vem nesta ocasião específica prestar apoio aos povos indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang, da Terra Indígena São Marcos que, no último dia 20 de abril, realizaram uma manifestação na BR 174, sentido ao município de Pacaraima, em protesto aos acidentes que há anos vem ocorrendo na via federal e que passa dentro da TI São Marcos.

Embora a motivação pela manifestação tenha sido mais acidente ocorrido na região, no dia 19 de abril, tendo como vítima fatal uma criança de 8 anos, moradora da comunidade indígena Nova Esperança é importante destacar que esse acidente, é só mais um dos diversos que já ocorreram na região e até o momento, impune. Nenhuma providência foi tomada para garantir a vida dos indígenas, moradores de comunidades indígenas próximas à BR.

Vale lembrar que, no dia da Audiência Pública realizada no mês de fevereiro, na sede do município de Pacaraima, onde se discutiu a retirada dos moradores ilegais desse município, as comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos pontuaram os acidentes de trânsito como um dos problemas da região e por isso, reivindicam a retirada dos moradores daquela localidade.

Diante disso, o CIR reforça a manifestação pacífica das comunidades indígenas da Terra Indígena São Marcos, pedindo providências urgentes das autoridades públicas para quem atendam as reivindicações das lideranças indígenas que, constantemente, tem encaminhados documentos pedindo proteção e segurança aos indígenas, bem como, denunciando os casos de acidentes e demais problemas ocasionados pelo tráfego diário de veículos na região.

Boa Vista, 27 de abril de 2015.

Conselho Indígena de Roraima

http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/374-cir-refor%C3%A7a-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.