CIR publica nota de repúdio contra prisão de Yanomami

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
05 de Jun de 2009

O Conselho Indígena de Roraima enviou nota a imprensa, repudiando a prisão de um indio Yanomami, que segundo a entidade seria menor de idade. Veja a integra da nota: "Um índio Yanomami, menor de idade, foi apreedido em Caracaraí e enviado para a penitenenciária agrícola de monte Cristo. O menor de idade foi detido inicialmente pelo dono do bar no qual o jovem furtou uma garrafa de cachaça. Depoios foram acrescentadas outras acusações: tentativa de estupro e atentado violento ao pudor.

O delegado mandou o jovem para a cadeia. Lá foi espancado e violentado ao longo dos dias que esteve encarcerado.

O conselho Indígena de Roraima repudia este crime e tomará todas medidas legais contra os crimes praticados em desfavor ao jovem Yanomami".