VOLTAR

Cir lança CD com cantos tradicionais do Povo Wapichana

COIAB
30 de Jan de 2007

O Projeto Cantos Wapichana, do Conselho Indígena de Roraima (Cir), financiado pela Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena, Ministério da Educação (Mec), lança neste mês de fevereiro, o CD Parichara Wapichan, com cantos tradicionais do povo Wapichana. A nova produção foi gravada na aldeia Jabuti, da região da Serra da Lua. São três mil cópias que serão distribuídas às escolas indígenas de Roraima, principalmente às bilíngües (português/wapichana), onde serão usados como material didático e instrumento de valorização cultural.

O registro musical, mixagem e masterização foram executados pela organização Som das Aldeias, sob direção de Marcos Wesley e Adriana Sanchez. O projeto registrou em CD os cantos tradicionais de parichara, entoadas pelo povo Wapichana. O parichara é um conjunto de canto e dança de vários povos indígenas da região das Guianas, ambos entoados pelos visitantes nas festas intercomunitárias. Na produção participaram 13 cantores indígenas, das comunidades Jacamim, Malacheta, Jabuti, Muriru e São Domingos, todas da etnia wapichana. As 14 canções, todas na língua indígena, são executadas ao ritmo de maracas, tambores e flauta tradicional e revelam aspectos da cultura ancestral wapichana.

Para o coordenador do CIR, Marinaldo Justino Trajano, o CD vai levar às crianças, jovens e adultos indígenas a oportunidade de aprender a língua e dar valor à própria cultura. Para os não-indígenas será oportunidade para conhecer e valorizar a diversidade cultural da região”.

O CD Parichara Wapichana será lançado durante a 36ª Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima, que acontece de 6 a 9 de fevereiro no Centro de Formação e Cultural Raposa Serra do Sol, em Surumu, Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Para mais informações entrar em contato com Mayra Celina, nos telefones (95) 3224-5761 / 3624-2452, ou pelo e-mail: circom@terra.com.br

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.