VOLTAR

CIR denuncia roubo de gado no Alto Surumu

Folha de Boa Vista
30 de Jun de 2006

No início da tarde de ontem, a Folha recebeu a informação de que na madrugada de ontem ocorreu roubo de gado dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e que a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) havia sido invadida por índios.

A invasão não passou de boato. A equipe de reportagem esteve no local, que estava fechado e sem nenhum movimento diferente. Quanto ao gado, o CIR (Conselho Indígena de Roraima) confirmou que recebeu no final da manhã de ontem a denúncia do roubo.

Segundo a Assessoria de Comunicação do CIR, o tuxaua coordenador da região de Surumu informou por radiofonia que 40 reses foram roubadas da comunidade de São Miguel, no Alto Surumu, dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Esta não seria a primeira vez que registraram o sumiço de cabeças de gado na região.

A falta foi sentida na manhã de ontem e, apesar da tentativa de oficializar a denúncia na Polícia Federal, não foi possível devido ao feriado de São Pedro, sendo orientado a retornar hoje. Procurado, o coordenador do CIR, Marinaldo Trajano, não pôde comentar o assunto ontem por estar em reunião.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.