VOLTAR

CIR critica projeto de PCH na Terra Indígena São Marcos

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=336167
27 de Nov de 2009

O projeto para a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) na terra indígena de São Marcos, ao norte de Roraima, foi criticado pelo coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Dionito José de Souza. Ele afirmou que os indígenas não foram consultados e não reconhecem a legitimidade da Federação Indígena Brasileira (FIB), que participa das negociações. As informações são do jornal Folha de Boa Vista.

Souza afirmou que existem entidades com representantes em São Marcos, como a Associação dos Povos Indígenas de Roraima (Apir) e o Programa São Marcos, mas nenhuma delas recebeu informações sobre o projeto. Segundo ele, a história sempre se repete: são elaborados projetos sem consultas prévias às verdadeiras lideranças indígenas e comunidades envolvidas e na ausência da apresentação de estudos de impacto ambientais. Souza diz que, enquanto as organizações de São Marcos não se posicionarem sobre o projeto, o CIR será contra a sua realização.

Também foram dirigidas críticas ao presidente da FIB, Alfredo Wapixana. Souza afirma que o atual presidente pediu para não ser reconhecido como indígena, e agora pretende decidir pelos índios. Em 2004, Alfredo teria pedido à Justiça Federal que cancelasse a sua carteira de identidade indígena, obtendo decisão favorável.

O projeto técnico da PCH vem sendo elaborado pela Companhia Energética de Roraima (CERR). As li,deranças indígenas do CIR questionam a falta de divulgação e reuniões para a tomada de decisões sobre o projeto. Houve um encontro com representantes do Exército e da FIB para discutir a elaboração do projeto e a criação de uma comissão especial, integrada por índios, militares e a deputada Maria Helena, para avaliar a proposta do CERR.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.