VOLTAR

CIR contesta PT e diz que encontro teve testemunhas

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
22 de Ago de 2003

O coordenador o Conselho Indígena de Roraima (CIR), Jacir José de Souza, enviou nota à imprensa comentando sobre o posicionamento do Partido dos Trabalhadores local a respeito das declarações de Sibá Machado.
Ele disse que na reunião do CIR como o senador acreano, no dia 18, em nenhum momento questionou ao parlamentar qual seria o posicionamento do governador Flamarion Portela sobre a homologação da Raposa/Serra do Sol e que não exigiu qualquer garantia por parte do senador de que o Executivo Estadual não reivindicaria recorte na terra indígena.
"O CIR comunicou aos principais meios de comunicação do Estado que a reunião seria aberta à imprensa e informa a quem interessar que na reunião participaram mais 30 lideranças indígenas do CIR, Apirr (Associação dos Povos Indígenas de Roraima), Omir (Organização das Mulheres Indígenas de Roraima) e Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e o administrador regional da Funai, Martinho Andrade, testemunhas auriculares de que todas as informações da matéria são verdadeiras e não estão desconexas do contexto ao qual foram apresentadas", diz a nota.
"Uma vez que o assunto da reunião era a homologação da terra indígena Raposa Serra do Sol, só poderiam as lideranças indígenas concluir que a afirmativa - "o que ele [governador] está querendo é outra área para fazer uma nova gestão. O governador em nenhum momento mais vai tratar sobre a situação de fazer corte na área de vocês. Acabo de sair de uma reunião com ele, na qual isso ficou muito bem estabelecido" - significava o maior avanço político para o desfecho da homologação. Essa informação foi recebida com muita alegria e esperança", prossegue o documento.
Disse ainda que o CIR tem seus próprios meios para chegar a qualquer parlamentar ou autoridade federal e não necessita de intermediários. "Nesse sentido, não procedem os lamentos da direção estadual do PT de que o CIR tenha utilizado a direção do Partido e 'a presença do senador para gerar novas especulações e polêmicas em torno da demarcação de áreas indígenas e da questão fundiária'", diz a nota.
O coordenador do CIR afirmou ainda que consideram o senador Sibá Machado um dos seus principais aliados. "Reafirmamos que as relações do Conselho com o senador e outros integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, jamais será abalada por atitudes inconseqüentes de integrantes do Diretório Regional do Partido dos Trabalhadores em Roraima, que reconhecidamente estão ausentes de uma discussão séria e honesta sobre os direitos indígenas", finaliza a nota.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.