VOLTAR

CIR acredita no fortalecimento da parceria com a Igreja Católica

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
19 de Jul de 2005

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), tradicional parceiro da Igreja Católica na defesa da causa indígena de Roraima, sobretudo na questão da demarcação e homologação de reservas, tem boa expectativa com o trabalho que o novo bispo Dom Roque Paloschi poderá realizar nessa área.
O vice-coordenador da entidade, o macuxi Jairo Pereira da Silva, disse ontem à Folha que acredita no fortalecimento dessa parceria principalmente na elaboração de projetos de desenvolvimento sustentável para as comunidades indígenas.
De acordo com ele, essa é a nova prioridade da entidade, depois que o Governo Federal homologou a terra indígena Raposa/Serra do Sol, principal bandeira de luta desde a fundação do CIR. "As terras indígenas estão quase todas demarcadas e homologadas, então agora vamos trabalhar na elaboração de projetos para as comunidades", informou.
Na opinião dele, a parceria com a Igreja Católica e seu novo bispo só fortalece esse trabalho em favor dos indígenas. Ressaltou, no entanto, que o direcionamento das ações será dado pelas próprias comunidades, que decidem com suas lideranças os projetos que querem para si. "A igreja sempre respeitou as decisões que vem da base e eu acredito que isso vai continuar assim", ponderou.
O indígena frisou ainda que o trabalho do novo bispo, que antes de ser ordenado visitou a sede do CIR, não será restrito ao apoio às comunidades indígenas. "A Igreja sempre atendeu toda a população do Estado, principalmente a mais carente", ressaltou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.