VOLTAR

Cinco municípios saem da lista dos que mais desmatam a Amazônia

G1 - http://g1.globo.com/
14 de Out de 2013

O Ministério do Meio Ambiente publicou nesta sexta-feira (11), no "Diário Oficial da União", portaria que tira os municípios de Brasnorte, Feliz Natal e Marcelândia (Mato Grosso), e Brasil Novo e Tailândia (Pará), da lista dos que mais desmatam a Amazônia. O ministério considera que essas localidades estão com as taxas de desmatamento monitoradas e sob controle.

Os municípios cumpriram os três requisitos necessários para sair da relação de desmatadores. O primeiro deles refere-se ao Cadastramento Ambiental Rural (CAR), segundo o qual a cidade tem de ter 80% do seu território com imóveis rurais devidamente cadastrados, excetuando-se as áreas cobertas por unidades de conservação de domínio público e terras indígenas.

O segundo e o terceiro quesitos referem-se ao desmatamento no município, que tem que ser igual ou menor a 40 km² em 2012. Além disso, a média do desmatamento dos períodos de 2010/11 e 2011/12 (o "calendário do desmatamento" começa no meio do ano) precisa ter sido igual ou inferior a 60% em relação à média do período de 2007/08, 2008/09 e 2009/10 .

Esses municípios agora devem ser priorizados na alocação de incentivos econômicos e fiscais, planos, programas e projetos do governo federal, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social em bases sustentáveis, em particular quanto à consolidação da produção florestal, agroextrativista e agropecuária, informa a pasta do Meio Ambiente.

A lista segue com 41 municípios de cinco estados.

Veja a lista dos 41 municípios que mais desmatam a Amazônia, segundo o MMA
Amazonas: Lábrea, Boca do Acre
Mato Grosso: Alto Boa Vista, Aripuanã, Claudia, Colniza, Confresa, Cotriguaçu, Gaúcha do Norte, Juína, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, Tapurah, Vila Rica
Maranhão: Amarante do Maranhão, Grajaú
Pará: Altamira, Cumaru do Norte, Machadinho D´Oeste, Dom Eliseu, Nova Bandeirantes, Marabá, Moju, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Ulianópolis, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, Itupiranga
Rondônia: Pimenta Bueno, Porto Velho, Nova Mamoré
Roraima: Mucajaí

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/10/cinco-municipios-saem-da-l…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.