VOLTAR

Cimi lança relatório da violência contra os Povos Indígenas no Brasil

Jornal O Girassol - http://www.ogirassol.com.br/
05 de Ago de 2010

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) lança nesta quinta-feira, 05, às 19h, no auditório do Ministério Público Federal, o Relatório da violência contra os Povos Indígenas no Brasil. O Documento é referente ao ano de 2009, quando foram registrados 60 casos de assassinatos entre os indígenas do País.

De acordo com informações do Cimi, o Relatório aborda a violência praticada contra a pessoa, como assassinatos, ameaças e atos de racismo, e contra o patrimônio indígena, como os conflitos territoriais e os danos ambientais. A publicação também apresenta as violências decorrentes da omissão do poder público, como os suicídios e a desassistência à saúde. O capítulo final traz informações sobre violências contra os povos indígenas isolados ou de pouco contato.

Segundo a coordenadora do Cimi em Goiás e Tocantins, Laudovina Pereira, apesar de não haver conflitos de terras na região, uma vez que as terras indígenas já estão demarcadas, os grupos indígenas enfrentam um tipo de violência mais sútil e contínua, como os impactos causados por empreendimentos econômicos que provocam danos em longo prazo.

Já a coordenadora estatutária do Cimi, Sara Sanchez, ressalta que o relatório prioriza os dados da violência nas aldeias onde há missionários, além de relatos divulgados pela imprensa.

Serviço:

Lançamento Relatório de Violência contra Povos Indígenas no Brasil - 2009
Quando: 05 de agosto, às 19h.
Onde: Ministério Público Federal

http://www.ogirassol.com.br/pagina.php?editoria=%C3%9Altimas%20Not%C3%A…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.