VOLTAR

CIMI: Índios invadiram área para chamar atenção da Funai

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Inara Silva
27 de Jun de 2005

Para o Egon Heck, que é um dos coordenadores do CIMI (Conselho Indigenista Missionário) no Estado, os índios guarani-caiuá invadiram neste fim de semana a fazenda São Benedito, em Sete Quedas, na fronteira com o Paraguai, para chamar a atenção da Funai (Fundação Nacional do Índio). Os indígenas reivindicam área de 17 mil hectares na região que eles denominam como Sombrerito.
Conforme Heck, o processo de regularização das terras está lento. O estudo antropológico foi realizado no ano passado, e a perícia ambiental no começo deste ano. No entanto, segundo Heck, falta a presidência da Funai publicar as conclusões do laudo. "Os índios são contra a morosidade e querem agilidade no processo", disse Heck.
A área foi invadida na madrugada de sábado por cerca de 160 indígenas, segundo a PM. Os índios das aldeias Lima Campo, de Japorã, e Jarara, de Juti, chegaram no local em três caminhões. No momento em que invadiam as terras houve reação e um indígena morreu assassinado. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal que vai apurar responsabilidades pela morte.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.