VOLTAR

Cimi denuncia invasões de terras indígenas no Estado

Diário da Amazônia diariodaamazonia.com.br
02 de Ago de 2017

Invasões, impunidade e conivência com os crimes praticados. É o que acontece quando estão em jogo as terras indígenas localizadas no estado de Rondônia. Foi o que afirmou a coordenadora do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no Estado, irmã Laura Vicuña Pereira Manso, da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, na denúncia feita, ontem, à Rádio Vaticano.

"Nós vivemos uma situação de completo abandono e, sobretudo, de completa impunidade, com relação a essas invasões dos territórios indígenas", afirmou. De acordo com a missionária, a atual política indigenista do país tem favorecido esta situação, ao permitir a redução de direitos assegurados na Constituição Federal.

A coordenadora do Cimi também denunciou que todas as 20 reservas indígenas existentes no Estado têm invasões, e os casos mais emblemáticos são os das terras uru-eu-wau-wau, karitiana, kaxarari e karipunas.

Nessas quatro áreas indígenas existem garimpeiros, madeireiros e, o que ela afirma ser mais preocupante, a presença de grileiros, loteamentos e posse ilegal de terras, com a total conivência do governo brasileiro que estaria fechando os olhos para a situação, o que contribui para a impunidade.

Outras denúncia que ela faz é com relação aos projetos de manejo florestal desenvolvidos no entorno das áreas indígenas que, segundo afirma, não passam de um disfarce para mascarar o roubo de madeiras e de riquezas do subsolo.

"Tem comunidade que está sem liberdade até para fazer a coleta de castanha e do açaí porque, quando eles saem, se deparam com os invasores dentro do seu território", afirmou.

Assassinatos e ameaças de morte também têm ocorrido com frequência, principalmente quando os indígenas denunciam alguma invasão ou roubo de madeira. Resentemente um líder índígena foi morto por esse motivo, disse ela.

http://www.diariodaamazonia.com.br/cimi-denuncia-invasoes-de-terras-ind…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.