VOLTAR

Cimi critica desprezo com que o governo trata os povos indígenas

Coiab-Manaus-AM
08 de Set de 2003

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) divulgou na segunda-feira, oito de setembro, Nota à Opinião Pública na qual critica o desprezo com que o governo está tratando os povos indígenas. Segundo o Cimi, os povos indígenas estão invisíveis para o governo federal, para a mídia e para a sociedade brasileira desde o início do mandato do presidente Lula, que até hoje não se empenhou na construção de uma política indígenista digna deste nome, nem mostrou solidariedade aos povos indígenas, como poderia se esperar de um governo do Partido dos Trabalhadores. Após questionar a não homologação das terras indígenas como a Raposa Serra do Sol em Roraima, a falta de recursos para garantir os territórios e a vida das comunidades indígenas e a falta de diálogo com os povos indígenas, o Cimi afirma: "No governo Lula os povos indígenas adquiriram invisibilidade política, insignificância na agenda e nem sombra de importância no orçamento"..

A Nota foi divulgada no mesmo dia em que o Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos dava posse ao novo presidente da Funai, o antropólogo Mércio Pereira Gomes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.