VOLTAR

CIMAN-MT é acionado para definir estratégia de combate ao incêndio florestal na Serra de Ricardo Franco

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: Maria Barbant
29 de Jul de 2010

Uma equipe formada por Bombeiros Militares permanecerá no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 quilômetros de Cuiabá, na Região Sudoeste do Estado, em condições de pronto emprego, para que tão logo haja viabilidade técnica, possam iniciar o combate ao incêndio florestal que atinge a Unidade de Conservação Estadual, Serra de Ricardo Franco. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (28.07), numa reunião realizada no Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN/MT). No momento outras equipes estão sendo mobilizadas em Cuiabá e em Cáceres, onde permanecerão em prontidão para eventual apoio.

O Time de Gerenciamento de Incidentes (TGI) do CIMAN-MT, foi acionado com a finalidade de estabelecer estratégias e objetivos operacionais de controle, monitoramento e combate ao incêndio florestal que atinge desde o dia 27 de julho, parte da Unidade de Conservação Estadual Serra de Ricardo Franco.

A reunião teve início às 16 horas e terminou por volta das 18 horas desta quarta-feira (28.07). Participaram da reunião integrantes do Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Superintendência de Defesa Civil, IBAMA/Prevfogo e ICMBio.

O secretário adjunto de Mudanças Climáticas, da Sema, Julio Bachega disse que o incêndio florestal está sendo monitorado por uma equipe de intervenção formada por cinco bombeiros militares que se deslocaram para o local com apoio da Secretaria, após a solicitação do gerente da unidade de conservação. A equipe está baseada na Fazenda Reunida Serra Negra, onde o seu proprietário disponibilizou um avião para monitoramento, um trator de lamina e um carro pipa e demais apoio logístico.

O superintendente da Defesa Civil, em Mato Grosso, major BM, Agnaldo Pereira disse que segundo informações repassadas pela equipe que se encontra no local, o fogo esta descendo a serra na sua parte mediana e mais estreita. "Nesse local o terreno é acidentado, a vegetação é alta e densa, com desníveis entre 300 a 500 metros, fatores que não permitem o acesso por terra para a realização do combate direto inclusive com o emprego de aeronaves. Estima-se que o fogo adentrou o parque pela fronteira com a Bolívia e foram queimados aproximadamente 8 km2 de vegetação nativa", explicou.

CIMAN - O CIMAN-MT faz parte da Operação Mato Grosso Verde, lançada no Estado, recentemente pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A operação é desenvolvida em parceria com o Governo Federal, representado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ibama e ICMBio e o Governo do Mato Grosso, representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros Militar e Superintendência de Defesa Civil da Casa Militar.

Na sala de situação instalada na sede da Defesa Civil de Mato Grosso, os órgãos envolvidos compartilham as informações e ações integradas, respeitando as competências e particularidades de cada órgão. O objetivo é dar maior agilidade e eficiência as ações de redução da vulnerabilidade social, frente aos prejuízos econômicos, ambientais e sociais, relacionados aos efeitos das queimadas e dos incêndios florestais.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2758

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.