VOLTAR

Cientistas querem o dobro do investimento atual em energia limpa

OESP, Vida, p. A24
24 de Out de 2007

Cientistas querem o dobro do investimento atual em energia limpa

The New York Times, Nova York

Especialistas em energia reunidos pelas academias científicas mundiais anteontem recomendaram fortemente que as nações se afastem do carvão e de outros combustíveis - principais fontes dos gases causadores do efeito estufa e do aquecimento global - e ofereçam novas opções de energia para os 2 bilhões de pessoas que ainda cozinham seus alimentos queimando lenha ou estrume.
Num relatório encomendado pelos governos da China e do Brasil, os 15 especialistas recomendaram, no mínimo, uma duplicação dos orçamentos de pesquisa em energia tanto públicos como privados e um encargo firme - e crescente - sobre as emissões de gases causadores do efeito estufa para estimular uma transferência dos investimentos para tecnologias mais limpas e mais eficientes.

O relatório Iluminando o Caminho - Rumo a um futuro de energia sustentável, de 200 páginas, foi postado online em www.interacademycouncil.net pelo InterAcademy Council, uma associação que representa as 150 academias científicas e de engenharia do mundo. Bruce Alberts, ex-presidente da Academia Nacional de Ciências dos EUA, disse que as academias defenderiam as propostas com os respectivos governos.

O relatório inclui uma série de recomendações de pesquisas, políticas econômicas e iniciativas de longo prazo no setor privado. Três pontos foram destacados como merecedores de atenção imediata: aumento da eficiência do uso de combustíveis fósseis; desenvolvimento de técnicas para capturar e armazenar, com pouca despesa, os bilhões de toneladas de dióxido de carbono emitidos e sistemas para obter energia do sol e de outras fontes renováveis.

OESP, 24/10/2007, Vida, p. A24

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.