VOLTAR

Chuva atrapalha campanha de vacinação contra raiva

Agora MS - http://www.agorams.com.br/
27 de Set de 2010

A forte chuva que atingiu o município de Dourados no final de semana prejudicou a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva, realizada sábado na cidade e que começaria nesta segunda-feira na zona rural. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) montou 56 postos de vacinação, mas a cobertura foi bem abaixo da meta de imunizar 33 mil animais.

"A meta não foi atingida, principalmente, por causa da zona rural, que ainda não recebeu a campanha. Na cidade, a meta também não foi alcançada. A imunização, até a presente data, chega aos 60%. O tempo foi um fator que atrapalhou bastante", explicou a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva.

As pessoas que não conseguiram levar seus animais para receber a vacina podem, durante esta semana, procurar o Centro de Zoonoses ou ligar solicitando atendimento. "O que não pode é deixar sem a vacina", aponta Rosana.

O CCZ está localizado na rua Vicente Lara, s/n, no Jardim Guaicurus. Os telefones para contato são (67) 3411-7753 e 8401-6782.

Zona Rural
A campanha também atinge a zona rural de Dourados e todas as regiões devem receber a vacinação até o início de novembro. As aldeias indígenas serão os primeiros locais a serem atendidos. Entretanto, devido ao mau tempo, a vacinação não foi iniciada nesta segunda-feira na aldeia Jaguapiru, como estava programado.

"Nas aldeias também não começou a vacinação por causa do tempo. Agora só quando melhorar, senão é um trabalho em vão porque as pessoas não procuram os postos de vacinação em dias de chuva. Vamos fazer todos os esforços possíveis para que mais de 80% dos cães e gatos sejam vacinados", afirmou a coordenadora do CCZ.

Doença
A raiva é uma doença incurável que pode ser transmitida aos humanos por meio de animais doentes. "A prevenção humana é feita pela vacinação de gatos e cães, por isso a importância dos donos levarem seus animais para vacinar", explica o médico veterinário do CCZ, Eduardo Marcondes.

http://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=182346

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.