VOLTAR

Chineses conhecem as tradições indígenas de MT

24 horas News-Cuiabá-MT
01 de Jun de 2005

Índios bakairi da reserva indígena Pakuera, situada no Município de Paranatinga (373 km ao Sul da Capital), retornam neste domingo (05.06) a Mato Grosso, depois de percorrer mais de 14 cidades na China fazendo apresentações das danças e cultura do povo bakairi. Os índios viajaram a convite de empresários e do Governo chinês para um intercâmbio cultural e tiveram o assessoramento do Governo de Mato Grosso, por meio da Superintendência de Políticas Indígenas, ligada a Casa Civil.

"Os índios foram excelentes 'embaixadores' do Brasil e de Mato Grosso naquele país", avaliou o superintendente de Políticas Indígenas do Estado, Idevar José Sardinha, que acompanhou o grupo. Na avaliação do superintendente, intercâmbio cultural como este pode ajudar no estreitamento das relações entre o Brasil e a China.

O grupo é formado por cinco índios bakairi, entre eles o cacique Odil Pakano e o presidente da Associação Kura Bakairi, Marcides Peruani. O convite ao grupo foi feito por empresários e Governo chinês, depois da visita do governador Blairo Maggi àquele país, em maio do ano passado.

Os índios viajaram para China no dia 19 de março. Já em solo chinês fizeram a primeira apresentação durante a Feira Internacional de Xangai (Capital da China), que reuniu 32 países. "Eles se apresentaram lá durante três dias da Feira", contou Sardinha. Segundo o superintendente a receptividade do povo Chinês surpreendeu o grupo. "Na chegada no aeroporto fomos recebidos com honras de chefe de Estado", disse.

As apresentações das danças da etnia ocorreram em praças públicas, teatros e em shoppings, sempre para uma platéia numerosa. "É um país muito populoso, então as apresentações em palcos de praças públicas sempre reunia milhares de pessoas", descreveu Sardinha. Além da cidade de Xangai, a turnê incluiu as Capitais das Províncias do país.

Apesar da distância que separa o Estado de Mato Grosso da China, os índios descobriram alguns aspectos comuns às duas culturas. "Curiosidades como semelhança de algumas palavras do vocabulário, alimentação e até traços físicos", enumerou Sardinha.

Durante o tempo em que acompanhou o grupo, o superintendente também fez palestras a empresários e políticos chineses, descrevendo o histórico antropológico dos bakairi e a da cultura deles. Além da riqueza cultural do Estado, Sardinha apresentou vídeos sobre a diversidade de opções de turismo de Mato Grosso. "Belas paisagens como Pantanal e Chapada dos Guimarães e também sobre as ações do Governo, não só no empenho da questão indígena, como no desenvolvimento do Estado como um todo", informou.

Esta é a segunda viagem internacional do grupo formado por índios bakairi. Em 1995, eles foram para Europa para fazer apresentações culturais, convidados pela Unesco. Estiveram na Alemanha, França e Bélgica. Na época, também foram acompanhados pelo indigenista Idevar Sardinha, que trabalhava como diretor do Museu do Índio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.