VOLTAR

Chico Rodrigues: "Querem fazer uma divisão social em Roraima"

Brasil Norte-Boa Vista-RR
10 de Fev de 2003

O deputado federal Chico Rodrigues declarou ter ficado estarrecido com informações divulgadas na Internet pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) e pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de que os políticos locais são contra os índios. Para ele, as entidades têm provocado a divisão social no Estado. "Todos devem policiar essas ações e as autoridades federais devem combatê-las".
De acordo com o parlamentar, o presidente Lula deve estar atento a esses malabarismos de organizações internacionais, mantendo a soberania brasileira e o sistema democrático em sua totalidade.

"O primeiro passo é resolver essa indefinição fundiária que se arrasta há anos em Roraima. Não pode uma unidade da federação ver suas terras reduzidas pelo ímpeto da Funai, que tanto tem prejudicado nosso Estado", frisou.
Chico Rodrigues destacou que a população de Roraima deve manter a confiança em ver a questão indígena resolvida sem descriminações e atendendo a todos. "Antes de assumir o poder, o presidente Lula, quando estava na oposição, sempre disse ser um nacionalista e defensor da soberania nacional. A sociedade organizada deve cobrar agora a realização do que era pregado antes", salientou.

Constituição
Um dos pontos, enfatizou Chico Rodrigues, é a ampliação dos direitos dos indígenas, que devem ter suas comunidades atendidas devidamente. "Portanto, para alcançar isso, é preciso mudar a postura da Funai. Até hoje a entidade sempre tratou os índios como instrumento", declarou, solicitando que se faça cumprir a Constituição Federal e assegure uma perfeita comunhão entre todos os povos brasileiros.
"Não podemos permitir que sejam feitas reuniões isoladas para ouvir apenas determinados segmentos. Algumas entidades têm defendido interesses exclusos sob a bandeira das questões indígenas, muitas vezes acobertadas por grupos estrangeiros, causando desconforto e tensão social em vários estados brasileiros, especialmente em Roraima, o que é abominável", ressaltou o deputado.

Discórdia
Cobrando mais rigor do poder público federal, Chico Rodrigues enfatizou que "o CIR tem sido um catalisador da discórdia e feito movimentos que em um país como os Estados Unidos tinham resultado em sua extinção. A entidade, ao invés de buscar a unidade, tem promovido periodicamente ações de terrorismo para distanciar os povos indígenas dos demais cidadãos brasileiros

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.