VOLTAR

Chico Rodrigues defende a soberania brasileira

Brasil Norte-Boa Vista-RR
14 de Fev de 2003

Para o representante roraimense as ações empreendidas pela Funai deixam a nação à mercê de interesses alienígenas

O deputado federal Chico Rodrigues (PFL-RR) declarou-se contrário à posição assumida pelo presidente da Funai, Eduardo Aguiar de Almeida e pelo secretário nacional dos Direitos Humanos, deputado Nilmário Miranda (PT-MG), os quais querem demarcar mais terras indígenas em Roraima, incluindo a delimitação contínua da Raposa x Serra do Sol. Ele entende que tal medida agride não somente aos interesses daquele estado como à própria soberania nacional.
Chico Rodrigues referiu-se a documento aprovado por lideranças indígenas que deve ser considerado, em sua opinião, "lesivo ao país".

Além de não defender a criação de unidade de conservação nas terras indígenas, nem a atuação do Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais), o documento é contra o asfaltamento da BR-401, a interiorização do Linhão de Guri bem como a presença de agricultores nas várzeas das áreas pretendidas.
O parlamentar afirmou que todas as pautas defendidas pelos índios ligados ao CIR - Conselho Indigenista de Roraima (dirigido pelo coordenador Jacir José de Souza), ferem as pretensões de qualquer nação democrática e leva o Brasil a verdadeiro processo de apartheid entre índios aculturados e civilizados brancos.

De acordo com o congressista, "é inconcebível que um governo como o do Partido dos Trabalhadores (PT), que sempre se caracterizou por uma proposta nacionalista e sem exclusão social, possa aceitar que dirigentes por ele indicados, em tão pouco tempo, já se inclinem contra princípios que há até bem pouco defendiam".
Ele observou que tal comportamento poderá incidir em redução expressiva do apoio de parte da população e da classe política roraimenses.
Enfatizando a sua preocupação, o deputado destacou ser necessário definir com urgência o papel da Funai, "para que o órgão não continue sendo algoz da população brasileira, servindo claramente aos objetivos de organizações não governamentais em detrimento dos planos nacionais de desenvolvimento".

Governo Lula
Ao falar a respeito da importância do governo do presidente Lula, em conhecer a verdadeira situação que atravessa o estado de Roraima, Chico Rodrigues ressaltou que menos de 30% de suas terras estão disponíveis para a promoção de seu desenvolvimento. E assegurou que aquele é um dos estados com maior reserva de minerais estratégicos, biodiversidade, água doce e gás natural, entre outras riquezas, reserva essa cobiçada pelas nações mais desenvolvidas, beneficiárias dessas ações antipatrióticas praticadas pela Funai. No final de sua avaliação, Chico Rodrigues deixou claro que concorda que o governo estude mecanismos que promovam a melhoria nas condições de vida das populações indígenas, "hoje abandonadas pela Funai, mas queremos mais do que isso: que haja convivência pacífica de índios e não índios para que possam viver em perfeita comunhão, defendendo os interesses nacionais".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.