VOLTAR

Chega a Roraima avião de monitoramento

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
Autor: RAY ARAÚJO
28 de Ago de 2002

Tenente-coronel-aviador Carlos Baptista Júnior apresenta a aeronave

Uma das aeronaves do projeto Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia) fez o primeiro pouso na Base Aérea de Boa Vista na tarde de ontem. Vinda da Base sede em Anápolis (GO), hoje o avião será utilizado para treinamento do esquadrão de tucanos da Base de Boa Vista.

"Faremos missões de interceptações, vigilância de reconhecimento à distância de alguns alvos simulados", disse o tenente-coronel-aviador Carlos Baptista Júnior, comandante do esquadrão da Base Aérea de Anápolis.

O comandante informou que a partir de hoje a aeronave virá a Roraima com freqüência. "Nossa idéia é que seja sempre imprevisível: a gente faz um treinamento, uma missão real e vai embora. A partir de agora quase toda semana terá um avião permanente aqui".

O projeto prevê a utilização de oito aeronaves adaptadas para utilização do sistema de monitoramento. Três delas já estão em operação. No próximo dia 27 será disponibilizada mais uma e até março de 2003 todas devem estar em operação.

A tripulação de cada aeronave pode ser de três a 11 pessoas, de acordo com a missão. "Para cada tipo de missão a gente constitui a tripulação de uma maneira diferente", disse o comandante.

Em Anápolis fica a base sede e em Boa Vista, Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Belém (PA) ficam uma base de operação de desdobramento, conforme explicou o comandante. Essas bases servem de apoio.

Ontem na chegada do primeiro avião a Roraima, o comandante da Base, coronel-aviador Clovis Moraes, recebeu a equipe e conheceu as dependências da aeronave.

ESTRUTURA - Além da Base Aérea, a pista de pouso de Caracaraí está sendo ampliada para ser utilizada como alternativa de pouso em qualquer eventualidade.

Além do radar em Boa Vista, o projeto ainda conta no Estado com uma unidade de comunicação em Surucucu e está sendo instalado o Centro Estadual de Usuário (CEU).

O projeto Sivam é composto por três grandes partes. Uma que coleta os dados, sobre a Amazônia, cobertura vegetal, soberania, tráfego aéreo e meteorologia. Outra processa esses dados coletados. E a terceira difunde para os usuários. As aeronaves têm grande importância na coleta desses dados.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.