VOLTAR

Chefe da Funai ameaça caingangues

Diário do Grande ABC
22 de Set de 1985

Os índios Kaingang da reserva de Votouro denunciaram que estão sendo ameaçados de morte pelos caciques Batista de Paula e Batista de Oliveira, a mando do chefe do posto da Funai, Renato Borges Padilha. Eles advertem que pode haver guerra caso o funcionário do órgão não deixe o posto até amanhã. Os índios acusaram o chefe do posto de venda ilegal de madeira na reserva, corrupção de menores indígenas e de instigar umas famílias contra as outras.

Em Curitiba, líderes e caciques dos índios Kaingang e Guarani que ocupam a Delegacia Regional da Funai entratam em greve de fome. Eles querem que algum dirigente da entidade venha negociar suas reivindicações de reativar a Delegacia e liberar recursos para projetos agrícolas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.