VOLTAR

Chávez anuncia mobilização de mais tropas

OESP, Internacional, p. A16
31 de Jul de 2010

Chávez anuncia mobilização de mais tropas
Presidente diz que estuda plano de guerra contra a Colômbia, 'pois Uribe é capaz de tudo'

REUTERS e EFE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que está estudando "planos de guerra" contra a Colômbia, pois acredita que o presidente colombiano, Álvaro Uribe, "é capaz de tudo" antes de entregar o poder, no dia 7.
"Três noites atrás dizia ao vice-presidente (Elías Jaua): "que tristeza me dá estar estudando os planos de guerra"", disse por telefone à emissora estatal VTV, acrescentando que enviou unidades militares aéreas e de infantaria à fronteira com a Colômbia. No entanto, oito dias após romper relações diplomáticas com Bogotá, Chávez também disse ontem que seu chanceler, Nicolás Maduro, está pronto para conversar com novo governo colombiano, assim que ele tomar posse.
Bogotá acusou ontem a Venezuela de boicotar uma declaração final pactuada na cúpula de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), realizada na quinta-feira, em Quito, para analisar a crise entre os dois países. "Alcançamos uma declaração pactuada por todos, até pela Venezuela, na qual estava incluído o pedido da Colômbia de criar um mecanismo de cooperação eficaz e de verificação da presença de guerrilheiros em território venezuelano", disse o chanceler colombiano, Jaime Bermúdez. "Mas, no último minuto, Caracas voltou atrás."
De Caracas, Maduro, atacou Bermúdez. "O chanceler da Colômbia despede-se da Unasul mentindo", disse, acrescentando que a reunião não tinha como "objetivo achar uma resolução para o conflito".

OESP, 31/07/2010, Internacional, p. A16

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100731/not_imp588559,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.