VOLTAR

Ceste nega impacto em terras indígenas

JORNAL DO TOCANTINS - http://www.linearclipping.com.br/FUNAI/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=45&codnot=743619
25 de Mai de 2009

Palmas - O Consórcio Estreito Energia (Ceste), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de Estreito, na divisa do Tocantins com o Maranhão, afirmou que não há interferência direta da obra sobre Terras Indígenas (TIs). "A TI mais próxima se localiza a 40 quilômetros de distância, a jusante da barragem. A TI Kraolândia fica distante cerca de 44 quilômetros do reservatório e as TIs Krikati e Gavião, ambas a também a jusante, estão, respectivamente, a 70 e 150 quilômetros da obra. Essas três últimas TIs distam dezenas de quilômetros do rio Tocantins", diz nota da assessoria de comunicação, enviada via e-mail ao Jornal do Tocantins.

Mesmo afirmando não haver interferência da obra nas terras indígenas citadas, o Ceste explicou que foi planejado um programa ambiental específico para a questão indígena, que foi submetido à FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI), para apreciação. "Independentemente desse programa ambiental, o consórcio também se prontificou em colaborar com o órgão, apoiando a criação de Grupos de Trabalho, visando à revisão dos limites das Terras Indígenas Kraolândia, Governador e Apinajé", explicou a empresa. (J.R.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.