VOLTAR

Cerrado vai ganhar Lapa Grande

Hoje em dia
Autor: Jaqueline da Mata
16 de Jan de 2006

Cerrado vai ganhar Lapa Grande

A posse do Parque Estadual da Lapa Grande, criado na quarta-feira passada pelo governador Aécio Neves, por meio do Decreto no 44.204, publicado no Diário Oficial de Estado, não será tão complicada como o de Biribiri. Quem avalia é o secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Paulo Ribeiro. De acordo com ele, não há posseiros na área, de 7 mil hectares, onde o parque está inserido. Os proprietários são seis famílias sendo que quatro mil hectares é do Banco Mercantil", disse o secretário.
Ele ressalta que o parque será uma das maiores unidades de preservação do cerrado brasileiro. Vai ser ainda um dos maiores parques urbanos de todo o mundo, já que estará ocupando parte expressiva das regiões conhecidas como Grande Eldorado e Grande Santos Reis. Para se ter uma idéia, o título era da Floresta da Tijuca com 3.400 hectares", disse Ribeiro.
Localizado, na antiga Fazenda Lapa Grande, que abriga extenso patrimônio natural e arqueológico, o parque tem aproximadamente 35 grutas, com destaque para a Lapa Grande, Lapa D'água e Lapa Pintada. De acordo com Ribeiro, 15% da água consumida em Montes Claros, vem da área do parque.
Enquanto o processo de negociação das terras do empreendimento junto aos seus atuais proprietários não estiver concluído, o Parque Estadual da Lapa Grande ainda não estará aberto à visitação pública. O investimento estimado é de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões, maior parte para a desapropriação dos proprietários.
Minas Gerais possui cerca de 321 mil hectares de áreas protegidas em seus 26 Parques Estaduais. Atualmente, estão abertos à visitação os parques estaduais do Ibitipoca, na Zona da Mata; da Serra do Brigadeiro e de Nova Baden, ambos no Sul; da Serra do Rola-Moça, em Belo Horizonte; do Itacolomi, em Ouro Preto; do Rio Preto, próximo à Diamantina, e do Rio Doce, no Vale do Aço.
O Parque Estadual da Lapa Grande é o 26o do Estado. Está inserido na categoria de unidades de conservação de proteção integral, estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.