VOLTAR

Cercado irregular em área de preservação ambiental é demolido pela Semma em Santarém

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: G1 Santarem PA
20 de Jul de 2018

Cercado irregular em área de preservação ambiental é demolido pela Semma em Santarém
20/07/2018 17h32

Por G1 Santarém

O cercado irregular foi construído na área do igarapé do Urumari. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), denúncias foram feitas ao órgão.

Fiscais da Semma derrubaram cerca irregular próximo ao igarapé do Urumari

Agentes ambientais demoliram um cercado irregular construído na área do igarapé do Urumari, em Santarém, no oeste do Pará. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), responsável pela ação de retirada, denúncias foram feitas ao órgão.

A Semma vai apurar o caso. "Nós chegamos no local, o local está cercado, contrariando as normas ambientais, tendo em vista que aqui existe um igarapé, considerado com área de preservação permanente", disse o chefe de fiscalização, Arlen Lemos.

A propriedade pertence a família de Eraldo Matias. O pai dele comprou a terra na década de 80, antes dela se tornar Área de Preservação Permanente (APP). "Nós temos recibo aqui, a cadeia de posse reconhecido em cartório, a titulação da área", disse.

Mesmo com a posse da terra, é proibido fazer qualquer tipo de construção no local, segundo a Semma. A mata ciliar - a formação vegetal na área do igarapé - deve ser conservada e cuidada, para evitar ocupação irregular, como já ocorreu uma vez.

Área de Preservação Permanente
É uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem e a biodiversidade, fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. O responsável pode ser punido com multa

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/07/20/cercado-irre…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.