VOLTAR

Cerca de 600 índios bloqueiam estrada no Sul de MS

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Maristela Brunetto
23 de Dez de 2003

Cerca de 600 guaranis de várias aldeias, entre elas a Porto Lindo, mantém há mais de 24 horas bloqueada estrada vicinal que liga a cidade de Iguatemi, a 474 quilômetros de Campo Grande, ao distrito de Jacareí e a Japorã. Eles deverão ser ouvidos nesta manhã pelo delegado da Funai (Fundação Nacional do Índio) na região e prometem liberar o tráfego.
O protesto começou ontem de madrugada. Nenhum veículo pode passar pela estrada, que é de chão. Há outro acesso, mais distante, por asfalto.
Segundo o sargento da PM em Iguatemi Cláudio Antunes, as Polícias Federal e a Militar estão no local. Não foi registrado nenhum incidente. Ele não soube informar as reivindicações dos índios.
Na região há três aldeias. Japorã tem uma população indígena elevada, com alto índice de suicídios. É a cidade com o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), conforme estudo divulgado em outubro. Foi o segundo levantamento no ano que apontou as condições precárias no município. O Atlas da Exclusão Social no Brasil, divulgado no primeiro semestre, colocou a cidade como um dos cinco municípios em piores condições na região Centro-Oeste.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.