VOLTAR

Ceperg vira gestor de Unidades de Conservação

Diário Popular - www.diariopopular.com.br
Autor: Camila Almeida
14 de Jul de 2008

O Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Estuarinos e Lagunares (Ceperg) passou a ser a unidade gestora e executora das 11 Unidades de Conservação (UC) no Rio Grande do Sul e atenderá às necessidades de manutenção e apoio. Elas são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Para orientar sobre as diretrizes e estratégias de atuação, vieram a Rio Grande a equipe administrativa, de suporte e logística de Brasília, além de chefes das unidades no Estado. As reuniões ocorreram em dois dias na semana passada, no próprio Ceperg.

De acordo com a presidente interina do ICMBio, Silvana Canuto, será formado um colegiado com participação de todos os chefes das UC. "Vamos traçar o fluxo administrativo e o planejamento inicial de atividade", comentou Silvana. Segundo ela, para a nova gestão será necessária a contratação de mais funcionários. Alguns servidores de Santa Catarina já foram deslocados e outros serão terceirizados.

Inicialmente como um entreposto de pesca durante o governo de Getúlio Vargas, a sede do Ceperg foi criada em 1949 e é a mais antiga do Brasil em atuação. Para o chefe da unidade, Gilmar Vieira, o Ceperg é importante estrategicamente. "Estamos na lagoa dos Patos, temos o último porto do País e a Estação Ecológica (Esec) do Taim", avaliou. Além do remanejo na gestão das unidades no Estado, algumas definições do ICMBio em Brasília deverão trazer agilidade, como a implantação do cartão corporativo e de renovação nos contratos de vigilância.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.