VOLTAR

Centro de usuários do Sivam no Acre é inaugurado no Imac

Página 20-Rio Branco-AC
28 de Ago de 2002

Gigantesco banco de dados sobre a Amazônia estará disponível para pesquisadores e a comunidade

Um novo sistema de estação de trabalho e servidores vai disponibilizar aos órgãos públicos, estudantes, pesquisadores e representantes da comunidade um amplo material de aplicativos com diversas informações geográficas do Estado. Trata-se do Centro Estadual de Usuários (Ceu), inaugurado ontem pela manhã no Instituto do meio Ambiente do Acre (Imac), que vai facilitar e apoiar o desenvolvimento sustentável da região.

O Acre é o terceiro estado, dos nove que fazem parte da Amazônia Legal, a receber o centro ligado ao Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). Localizado numa sala do Imac o banco de dados só estará disponível a partir do ano que vem ao público e instituições, mas já começa a receber o material e treinamento dos funcionários. Em breve, o local oferecerá informações precisas e atualizadas aos interessados.

ABRANGÊNCIA - O Ceu possibilitará ao usuário a obtenção de mapas temáticos, informações meteorológicas, e, com isso, maior conhecimento sobre as regiões que o projeto abrange. No Acre, o Imac é o órgão responsável pela gestão do Ceu.

Assim que estiver totalmente estruturado, os interessados deverão cadastrar-se e agendar-se previamente. As informações poderão ser armazenadas em mídia digital ou impressa. O equipamento da sala é de última geração, com computadores ligados à internet e máquinas para impressão de gráficos e mapas.

No evento, o secretário Carlos Edgard de Deus o classificou como "grande passo" - para a instituição e para a comunidade: "Estamos saindo de um fusquinha para uma Ferrari", comparou

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.