VOLTAR

Cemave promove consulta pública de aves do Pampa

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
Autor: Comunicação
26 de Mar de 2020

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) promove consulta pública para o segundo ciclo de Avaliação do Estado de Conservação das Aves Brasileiras.

As oficinas de avaliação estão sendo realizadas por biomas: Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Cerrado e Pantanal e Marinho Costeiro. A próxima oficina avaliará as aves brasileiras do Pampa, abrangendo 67 espécies. As fichas estão disponíveis para edição e envio de contribuições através do Sistema de Avaliação do Estado de Conservação da Biodiversidade (SALVE), acesse aqui. As contribuições podem ser enviadas até 25 de maio.

A Oficina ocorrerá no segundo semestre de 2020, no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Serão convidados pesquisadores com experiência no Pampa, somando cerca de sete especialistas. Contudo, toda a comunidade científica e demais interessados podem contribuir com informações sobre as espécies por meio da ficha base da avaliação.

Existem no mundo mais de 10.000 espécies aves. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 1.919 espécies são encontradas no Brasil. Esse alto número de espécies coloca o Brasil entre os três países detentores da maior diversidade de aves do mundo. Apesar da grande maioria das espécies passar todo o ciclo de vida em território brasileiro, algumas vêm do Hemisfério Norte, do sul da América do Sul, ou de países a oeste do Brasil, passando apenas parte do ciclo de vida em nosso país. Há algumas que são consideradas vagantes por possuírem uma ocorrência irregular.

https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10980-cemave…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.