VOLTAR

Celebração do Dia do Senhor Bom Jesus reúne centenas de pessoas no P.E. Ilha Anchieta

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
04 de Ago de 2015

O Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA) recebeu, no último dia 1o, a celebração do Dia do Senhor Bom Jesus, padroeiro da Ilha, reunindo cerca de 300 pessoas. O evento - realizado em parceria com a Associação Pró-Resgate Histórico da Ilha Anchieta e a Paróquia do Itaguá - teve início na Igreja Nossa Senhora das Dores, rumo ao píer Saco da Ribeira, de onde saiu a procissão marítima, levando a imagem do Bom Jesus.

Na ocasião, além da missa celebrada pelo padre Altair dos Santos, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história e o trabalho ambiental realizado pela Unidade de Conservação. Depois da missa, os visitantes tiveram tempo livre para a visitar as ruínas do presídio, caminhar pelas trilhas acompanhados por monitores ambientais, tomar banhos de mar, fazer passeios, piqueniques e brincadeiras dentro do Parque Estadual Ilha Anchieta.

Essa é uma comemoração histórica realizada desde a metade do século XIX, quando a Ilha Anchieta era chamada de Ilha dos Porcos. A ilha era habitada por um povoado da comarca de Ubatuba e contava com casas, plantações, pequenos negócios, uma escola, uma capela e um cemitério. Já àquela época, no dia 6 de agosto, a Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos era feita na mesma capelinha que existe hoje.

O evento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Parque Estadual Ilha Anchieta

Com 828 hectares de extensão, oito praias, natureza exuberante e uma grande biodiversidade, o Parque Estadual Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do estado e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Administrado pela Fundação Florestal, o PEIA proporciona aos visitantes, um passeio cheio de encantos, mesclando o mar, a Mata Atlântica, a cultura e a história. Praias belíssimas, trilhas ecológicas em meio à Mata Atlântica, passeios pelas ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil são alguns dos atrativos oferecidos pelo PEIA.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato por meio do telefone (12) 3842-1231 ou pelo correio eletrônico pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br .

http://fflorestal.sp.gov.br/2015/08/04/celebracao-do-dia-do-senhor-bom-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.