VOLTAR

CCPY capacita professores Yanomami

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
29 de Mai de 2005

Começa na segunda-feira, dia 30, o curso de Formação de Professores Yanomami, promovido pela CCPY (Comissão Pró Yanomami), com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do NEI (Núcleo de Educação Indígena) da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (Secd).
O curso, que vai até o dia 1o de julho, será ministrado para 34 professores yanomami das regiões do Demini, Homoxi, Toototobi, Alto Catrimani, Paapiú, Kayanau, Parawau, Awaris e Alto Mucajaí, da Terra Indígena Yanomami/Roraima, com mais 10 lideranças yanomami convidadas.
O tema transversal do Curso é Água e o currículo contará com cinco módulos, que se desenvolverão de forma interdisciplinar: Pedagogia, História, Ciências Naturais, Geografia e Matemática.
Além de assessores e professores da CCPY, do NEI e consultores, doutores de outras instituições, a formação também contará com o apoio da Opirr (Organização dos Professores Indígenas de Roraima). Durante o evento será realizado um mini-curso de informática para professores yanomami.
Os curso de formação de Professores Yanomami, faz parte de um processo de Educação Indígena, específica e diferenciada, anseio pelos professores indígenas de todo Brasil. Hoje a Secretaria de Educação do Estado de Roraima conta com 16 Professores Yanomami contratados pelo processo seletivo, atuando em suas comunidades. Esse é o 5o Curso de Formação de Professores Yanomami. A abertura será realizada na Casa Hekura Yano, localizada na BR 174, defronte ao Distrito Industrial

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.