VOLTAR

Caxiuanã e Gurupá-Melgaço são alvo de fiscalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
20 de Jul de 2015

Desmatamento, pesca ilegal, tráfico e caça de animais silvestres foram alguns dos alvos

Operação promovida na Floresta Nacional de Caxiuanã e na Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, abrangendo os rios Anapú, Amazonas, Pucuruí e adjacências, foi promovida por agentes de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Batalhão de Policiamento Ambiental de Belém (PA) este ano.

O objetivo foi coibir o desmatamento, a pesca ilegal, o tráfico e a caça de animais silvestres, além da biopirataria, da extração ilegal de palmito, e qualquer ilícito ambiental que pudesse afetar as unidades de conservação.

Intitulada 'Lucy', os agentes apreenderam durante a operação um jabuti e duas peremas, além de petrechos de caça e pesca, tais como pólvora, chumbo, cartuchos para espingarda, espoletas, zagaias, cinturão para munição e várias panagens de rede de pesca.

Com os infratores havia, ainda, 3 mil recipientes de palmito. Os agentes apreenderam um total de 3.257,34 m³ de madeira, sendo 3.231,12 m³ de madeira em tora de espécies como maparajuba, sucupira, mandioqueira, angelim e jatobá, e 26,22 m³ de madeira serrada em vigas, pernamancas, caibros, pranchas, pranchões e tábuas.

No ilícito ambiental estavam envolvidas uma balsa, uma máquina de arraste e uma embarcação, todas apreendidas e sob guarda do ICMBio até julgamento do processo. Segundo a coordenação da operação, as metas foram alcançadas com sucesso, e o resultado considerado satisfatório. A abordagem foi profissional, por parte da equipe de fiscalização, tanto que não houve qualquer contratempo ou resistência das pessoas autuadas.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6902-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.